Por Jonathan Thiago Legovski
VYGOTSKY,
APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO: UM PROCESSO
SÓCIO-HISTÓRICO
Marta
Kohl de Oliveira, em sua obra, busca apresentar de modo claro os conceitos
formulados por Lev Semenovich Vygotsky. O início da obra, naturalmente busca
expor pontos da biografia de Vygotsky – ainda que o escrito não esteja voltado
para a pesquisa historiográfica em si. Não obstante, os demais capítulos,
primorosos em suas formulações, elucidam ao leitor questões chaves para
compreender a importância das contribuições realizadas por Vygotsky.
A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA E O USO DE INSTRUMENTOS E DE SIGNOS
Lev Vygotsky discorreu sobre as chamadas funções psicológicas superiores
(que diferem das elementares), que segundo o próprio Vygotsky, é a
possibilidade que o ser humano tem de pensar, por exemplo em ações a serem
realizadas em um segundo momento.
O conceito de Mediação, é resumidamente, o processo de intervenção de um
elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e
passa a ser mediada por esse elemento.
Vygotsky acredita que a relação do homem com o mundo é mediada. Por
isso, o próprio Vygotsky distinguiu dois tipos de elementos mediadores: os
instrumentos e os signos.
A importância dos instrumentos para Vygotsky, tem clara ligação com sua simpatia
pela teoria marxista. Por isso, ele acredita que é o trabalho, pela ação
transformadora do homem sobre a natureza, que une ambos cria a cultura e a
história.
O Signo age como um instrumento da atividade psicológica ou
“instrumentos psicológicos”, são orientados para a própria pessoa. Estão
associados ao controle de ações psicológicas e auxiliam nos processos
psicológicos.
OS SISTEMAS SIMBÓLICOS E O PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO
Sistemas simbólicos, são as organizações dos signos em estruturas. Já o
processo de internalização é resultado de marcas/influências externas que se
transformam em processos internos. A linguagem é, por exemplo, o sistema
simbólico básico de todos os grupos humanos.
PENSAMENTO E LINGUAGEM E SEUS RESPECTIVOS DESENVOLVIMENTOS
De acordo com Vygotsky, a
principal função da linguagem é o intercâmbio social. A necessidade de
comunicação impulsiona, inicialmente, o desenvolvimento da linguagem.
O pensamento e a linguagem possuem origens diferentes e desenvolvem-se de
modo independente. Procurando compreender a trajetória da espécie humana,
Vygotsky encontrou, nos estudos feitos com chimpanzés, características que
nomeou de “fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento” e “fase
pré-intelectual do desenvolvimento da linguagem”. Também considerou a
existência dessas fases nos seres humanos.
A ligação entre pensamento e linguagem é atribuída à necessidade de
intercâmbio dos entes durante atividades especificamente humana.
O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS E O DISCURSO INTERIOR E A FALA EGOCÊNTRICA
O significado é a característica principal da palavra. O significado,
além de possibilitar a comunicação entre usuários da língua, define um modo de
organizar o mundo real. Contudo, para Vygotsky, os significados continuam a ser
transformados durante o desenvolvimento do indivíduo – resultado das relações e
vivências afetivas do sujeito.
O discurso interior pode ser comparado com um idioma particular, que é
fragmentado, abreviado, contendo em geral apenas os núcleos de significados e
não todas as palavras usadas como em uma conversa habitual com indivíduo. Sobre
a fala egocêntrica, Vygotsky fala que a criança passa a utilizá-la, quando diz
algo para si mesma, independente da presença de outrem. A fala egocêntrica
acompanha a atividade da criança.
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM E O CONCEITO DE ZONA DE DESENVOLVIMENTO
PROXIMAL
Segundo Vygotsky, o aprendizado aflora os processos internos de
desenvolvimento que se origina do ambiente cultural em que vive o indivíduo.
Essa concepção está ligada ao conceito de zona de desenvolvimento proximal.
A zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de
desenvolvimento real, marcado pela capacidade de resolver tarefas de forma
independente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por
desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou
mais experientes.
O PAPEL DA INTENVENSÃO PEDAGÓGICA
Para Vygotsky se o aprendizado impulsiona o desenvolvimento. O processo
de aprendizagem deve ser construído tomando como ponto de partida o nível de
desenvolvimento real da criança.
Na escola o aprendizado é um resultado desejável é o próprio objetivo do
processo escolar, a intervenção é um processo pedagógico privilegiado. Ainda,
segundo Vygotsky, a imitação não é uma mera cópia e sim a reconstrução
individual daquilo que é observado nos outros, mas uma oportunidade de aprimorar
suas capacidades.
BRINQUEDO E DESENVOLVIMENTO
Para Vygotsky, o brinquedo proporciona uma zona de desenvolvimento
proximal na criança. O comportamento das crianças pequenas é fortemente
determinado pelas características das situações concretas em que elas se
encontram. O brinquedo possibilita uma transição entre a ação da criança com
objetos concretos e suas ações com significados. Vygotsky recorda também que
mesmo no “mundo de faz de conta” há regras que devem ser seguidas.
A EVOLUÇÃO DA ESCRITA NA CRIANÇA
Vygotsky tem uma abordagem genética da escrita: preocupa-se com o
processo de sua aquisição, o qual se inicia muito antes da entrada da criança
na escola. Para compreender o desenvolvimento da escrita na criança, faz-se
preciso conhecer “a pré-história de linguagem escrita”: as relações da criança
antes de ser submetida a processos deliberados de alfabetização. Para o bom
êxito deste processo, a criança deverá compreender ao longo de seu
desenvolvimento, a relação de signo e significado.
EXEMPLOS DE PRODUÇÃO ESCRITA DE CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS.
1. “Rabiscos mecânicos” – imitação do formato da escrita do adulto;
2. “Marcas topográficas” – distribuição dos registros no espaço do
papel;
3. “Representações pictográficas” – desenhos estilizados como forma de
escrita.
PERCEPÇÃO, ATENÇÃO E MEMÓRIA
Para de Vygotsky, a percepção torna-se cada vez mais um processo
complexo, que se distancia das determinações dos órgãos sensórias, ainda que
continue a se basear neles.
O funcionamento da atenção é semelhante ao que foi descrito para a
percepção. Inicialmente baseada em mecanismos inatos, a atenção vai
gradualmente sendo submetida ao controle voluntário.
Com a relação à memória, Vygotsky também trabalha com a distinção entre
a memória “natural”, não mediada, e a mediada por signos. A memória não
mediada, existe por determinações inatas, sendo posteriormente atingida por
estímulos externos.
REFERÊCIA BIBLIOGRÁFICA
OLIVEIRA, Marta
Kohl. Vygotsky. Aprendizado e
Desenvolvimento. Um processo
sócio -histórico. São Paulo:
Scipione, 1997.
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