Resenha: Vygotsky, Aprendizado e Desenvolvimento: Um Processo Sócio-Histórico




Por Jonathan Thiago Legovski

VYGOTSKY, APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO: UM PROCESSO
SÓCIO-HISTÓRICO

Marta Kohl de Oliveira, em sua obra, busca apresentar de modo claro os conceitos formulados por Lev Semenovich Vygotsky. O início da obra, naturalmente busca expor pontos da biografia de Vygotsky – ainda que o escrito não esteja voltado para a pesquisa historiográfica em si. Não obstante, os demais capítulos, primorosos em suas formulações, elucidam ao leitor questões chaves para compreender a importância das contribuições realizadas por Vygotsky.

A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA E O USO DE INSTRUMENTOS E DE SIGNOS

            Lev Vygotsky discorreu sobre as chamadas funções psicológicas superiores (que diferem das elementares), que segundo o próprio Vygotsky, é a possibilidade que o ser humano tem de pensar, por exemplo em ações a serem realizadas em um segundo momento.
O conceito de Mediação, é resumidamente, o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento.
Vygotsky acredita que a relação do homem com o mundo é mediada. Por isso, o próprio Vygotsky distinguiu dois tipos de elementos mediadores: os instrumentos e os signos.
A importância dos instrumentos para Vygotsky, tem clara ligação com sua simpatia pela teoria marxista. Por isso, ele acredita que é o trabalho, pela ação transformadora do homem sobre a natureza, que une ambos cria a cultura e a história.
O Signo age como um instrumento da atividade psicológica ou “instrumentos psicológicos”, são orientados para a própria pessoa. Estão associados ao controle de ações psicológicas e auxiliam nos processos psicológicos.

OS SISTEMAS SIMBÓLICOS E O PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO

Sistemas simbólicos, são as organizações dos signos em estruturas. Já o processo de internalização é resultado de marcas/influências externas que se transformam em processos internos. A linguagem é, por exemplo, o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos.

PENSAMENTO E LINGUAGEM E SEUS RESPECTIVOS DESENVOLVIMENTOS

 De acordo com Vygotsky, a principal função da linguagem é o intercâmbio social. A necessidade de comunicação impulsiona, inicialmente, o desenvolvimento da linguagem.
O pensamento e a linguagem possuem origens diferentes e desenvolvem-se de modo independente. Procurando compreender a trajetória da espécie humana, Vygotsky encontrou, nos estudos feitos com chimpanzés, características que nomeou de “fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento” e “fase pré-intelectual do desenvolvimento da linguagem”. Também considerou a existência dessas fases nos seres humanos.
A ligação entre pensamento e linguagem é atribuída à necessidade de intercâmbio dos entes durante atividades especificamente humana.

O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS E O DISCURSO INTERIOR E A FALA EGOCÊNTRICA

O significado é a característica principal da palavra. O significado, além de possibilitar a comunicação entre usuários da língua, define um modo de organizar o mundo real. Contudo, para Vygotsky, os significados continuam a ser transformados durante o desenvolvimento do indivíduo – resultado das relações e vivências afetivas do sujeito.
O discurso interior pode ser comparado com um idioma particular, que é fragmentado, abreviado, contendo em geral apenas os núcleos de significados e não todas as palavras usadas como em uma conversa habitual com indivíduo. Sobre a fala egocêntrica, Vygotsky fala que a criança passa a utilizá-la, quando diz algo para si mesma, independente da presença de outrem. A fala egocêntrica acompanha a atividade da criança.

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM E O CONCEITO DE ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

Segundo Vygotsky, o aprendizado aflora os processos internos de desenvolvimento que se origina do ambiente cultural em que vive o indivíduo. Essa concepção está ligada ao conceito de zona de desenvolvimento proximal.
A zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, marcado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes.

O PAPEL DA INTENVENSÃO PEDAGÓGICA

Para Vygotsky se o aprendizado impulsiona o desenvolvimento. O processo de aprendizagem deve ser construído tomando como ponto de partida o nível de desenvolvimento real da criança.
Na escola o aprendizado é um resultado desejável é o próprio objetivo do processo escolar, a intervenção é um processo pedagógico privilegiado. Ainda, segundo Vygotsky, a imitação não é uma mera cópia e sim a reconstrução individual daquilo que é observado nos outros, mas uma oportunidade de aprimorar suas capacidades.



BRINQUEDO E DESENVOLVIMENTO

Para Vygotsky, o brinquedo proporciona uma zona de desenvolvimento proximal na criança. O comportamento das crianças pequenas é fortemente determinado pelas características das situações concretas em que elas se encontram. O brinquedo possibilita uma transição entre a ação da criança com objetos concretos e suas ações com significados. Vygotsky recorda também que mesmo no “mundo de faz de conta” há regras que devem ser seguidas.

A EVOLUÇÃO DA ESCRITA NA CRIANÇA

Vygotsky tem uma abordagem genética da escrita: preocupa-se com o processo de sua aquisição, o qual se inicia muito antes da entrada da criança na escola. Para compreender o desenvolvimento da escrita na criança, faz-se preciso conhecer “a pré-história de linguagem escrita”: as relações da criança antes de ser submetida a processos deliberados de alfabetização. Para o bom êxito deste processo, a criança deverá compreender ao longo de seu desenvolvimento, a relação de signo e significado.

EXEMPLOS DE PRODUÇÃO ESCRITA DE CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS.

1. “Rabiscos mecânicos” – imitação do formato da escrita do adulto;
2. “Marcas topográficas” – distribuição dos registros no espaço do papel;
3. “Representações pictográficas” – desenhos estilizados como forma de escrita.

PERCEPÇÃO, ATENÇÃO E MEMÓRIA

Para de Vygotsky, a percepção torna-se cada vez mais um processo complexo, que se distancia das determinações dos órgãos sensórias, ainda que continue a se basear neles.
O funcionamento da atenção é semelhante ao que foi descrito para a percepção. Inicialmente baseada em mecanismos inatos, a atenção vai gradualmente sendo submetida ao controle voluntário.
Com a relação à memória, Vygotsky também trabalha com a distinção entre a memória “natural”, não mediada, e a mediada por signos. A memória não mediada, existe por determinações inatas, sendo posteriormente atingida por estímulos externos.

REFERÊCIA BIBLIOGRÁFICA

OLIVEIRA,  Marta  Kohl. Vygotsky.  Aprendizado  e  Desenvolvimento.  Um  processo  sócio -histórico.  São  Paulo:  Scipione, 1997. 

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